Numa tarde cansada de outono, quando o sol se escondeu no horizonte. Ao ruído infantil de uma fonte, eu me pus a pensar em você. Em você que se sente perdido quando põe seu olhar nas estrelas, e de tanto contá-las e vê-las, já não sabe se crê ou não crê. Eu conheço as milhões de perguntas que você que falou que não crê, e que diz que só crê no que vê, todo dia pergunta pra Deus. Eu conheço as milhões de respostas, que ninguém tem coragem de dar, quando a vida nos vem questionar; Como vê somos todos ateus. Numa tarde tristonha de inverno retornei ao murmúrio da fonte. Não havia mais sol no horizonte, e eu me pus a pensar nos cristãos. Nos cristãos que se sentem tranquilos, quando põe seu olhar nas estrelas. E de tanto contá-las e vê-las, nunca mais põe os olhos no chão. Eu conheço as milhões de respostas, que esta gente que fala que crê, mas não ouve, não pensa e não lê, não responde por medo de Deus. Eu conheço as milhões de perguntas que os cristãos nunca ousam fazer. Pois terão de se comprometer; Como vê somos todos ateus.

O homem é um Universo em Evolução

O homem é um Universo em Evolução

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Sabedoria dos Simples e a Ignorância dos Sábios


  “Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: - Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.” (Lucas 10.21).

Ninguém sabe como foi a vida de Jesus antes dos 12 anos e mesmo durante os 30 anos em que vivia no anonimato. O novo Testamento mostra que Jesus lia (Estudava) as Escrituras e as ensinava  nos templos e que também conhecia as passagens bíblicas no exato sentido das palavras. Também, pouco se sabe da vida de Jesus Cristo, pois, o pouco que sabemos é somente o que narra os evangelhos. Se o Apóstolo João disse que se escrevesse tudo o que Jesus ensinou e fez, o mundo não caberia de tantos livros. Jesus foi crucificado com 33 anos, quem poderá saber o que realmente aconteceu na vida de Jesus durante os 30 anos que ele vivia no anonimato? É claro que ele era ótimo nas leituras, mas ele também ensinou que devemos pedir sabedoria e entendimento a Deus. Pois, os livros trazem conhecimentos e inteligência. Mas a sabedoria e o entendimento, somente Deus é quem pode dar. Na Bíblia há muitos relatos sobre o que escrevi, mas basta apenas uma frase da oração de Jesus Cristo a Deus para ser ponderada:   “Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: - Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.” (Lucas 10.21). É bom lembrar aqui que os tais Sábios no tempo de Jesus eram os Escribas (Doutores da Lei). Por isso, as vezes uma pregação de um analfabeto vale muito mais do que a pregação de um Doutor em Teologia.
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.  (Mateus 11:28-30)

Sei que ninguém vai me tirar, a alegria de viver.
Pode tudo acontecer,
Nada me fará afastar da esperança.
Por tantas provas já passei,
Quantas lágrimas chorei,
Por um mundo que não sei compreender.
Com meus olhos de criança.
Mas hoje eu sei, que só através do amor,
O homem pode se encontrar,
Com a perfeição dos sábios.
Uma ambição maior, mais do que pode supor.
O império da razão.
Toda vã filosofia.
Por isso insisto em cultivar,
Os meus sonhos, minha fé.
Esteja onde eu estiver, creio em você.
Eu estou em segurança.
Mas hoje eu sei, que só através do amor,
O homem pode se encontrar,
Com a perfeição dos sábios.
Uma ambição maior, mais do que pode supor.
O império da razão.
Toda vã filosofia.

Nenhum comentário: